quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Mundo tem Quatro Esquinas e Setecentas Pessoas. O Resto é Cenário e Figurantes.

Chega de Saudade.

Ontem, no Ó do Borogodó, bar referência do samba paulista, passei pra dar aquele abraço de parabéns no grande amigo Uribe Teófilo, um amuleto que me deu sorte em ter saído de casa. Encontrei ao acaso amigos músicos que admiro muito. Anaí Rosa, cantora do Havana Brasil, que foi substituir Dona Iná, que também apareceu por lá. A surpresa maior foi encontrar a amiga mineira Cimara Frois, vocalista e sanfoneira do Trio Dona Flor, vencedora do último festival de Itaúnas. Torci muito por isso! A Cimara foi ver a canja da acordeonista francesa Cristine que fundou um clube de chorinho na França. A Cristine foi convidada pelo amigo gaitista Vitor Lopes. Adoro quando essas “conhecedâncias” acontecem. Além dos músicos do Projeto Vinagrete, o parceiro de composições Lu Tomé e Marco Matolli do Clube do Balanço também estavam para festa. Como diz Uribinho: Maravilha!

Mas não foi só a felicidade da noite passada que me fez escrever. De longe avistei uma pessoa, que em efeito dominó me fez lembrar de outra, que me fez lembrar de outra, que me fez lembrar do dia que poetizei a saudade.


TEMPESTADE DE SAUDADE

Lembro de cada lado,
o lado seu.
Nenhum retrato é mais exato
que o pensamento meu.
Sei mais do que seu sorriso,
pois decorei o seu jeito de rir.
E se hoje, sou riso
é porque lembro de seu sorrir.
Conheço seu rosto, seu gosto
seu cheiro de florir.
Sinto sua voz me falar
mesmo com você longe daqui.
Deve ser assim
que se sente o sal ausente do mar
tão distante de sua água metade.
Hoje, sou água corrente,
quente, carregada de balde,
bem-vinda de tempestade.
Mas o único sal que carrego
é o sal, de saudade.

- (Feliperas França)



Saudade é brasilidade. João e Antônio, também. No embalo da boa overdose dos 50 anos de bossa-nova. Chega de Saudade!

6 comentários:

Lu Tomé disse...

Quero esse poema também no Sarau. E devia compor canção, porque é show de bola. Ou, tal como tento explicar aos hermanos portenhos, sempre que vou poetizar em Buenos Aires (e eles NUNCA entendem): Espetáculo de la Pelota.

LuRussa disse...

muito bom teu blog

de uma passadinha no meu , espero q goste : www.garotinharuiva.blogger.com.br

bjao

LuRussa

Ty Nascimento disse...

FEEEEEEEE, EU SÓ CHORO COM VC...LÁGRIMAS DE SAUDADE INTENSA, DA FALTA QUE ME FAZ E DO TEU CUIDADO, CARINHO E AMOR. DO TEU ABRAÇO QUENTE, DA TUA VOZ Q ME TRANQUILIZA...

Nossa, como ler este poema traduziu tudo aquilo que sinto por vc, de vc, qdo lembro de vc...
Cada coisa que vejo que sei que é tua cara, me traz vc pra perto, ou seja, a cada 1 milésimo de segundo vc aparece em mim.
És sem dúvida, sem tirar nem por, de perto de de longe meu melhor acalando.
Amo-te demais!
Amo-te sem fim e nem sei se a palavra amor ainda é suficiente para denominar o que sinto que é muito mais além que o Amor sublime amor!!!
bjao pra vc meu anjo!!!

Anônimo disse...

Muito bom mesmo...
Encantador!

Feliperas_França disse...

Valeu pessoal. Lu, Lu e minha irmã Ty. Obrigado, pra você também, Sr(a). Anônimo!

Anônimo disse...

Opa de Nada meu caro poeta...
Encantador seu jeito de falar de amor....e lembrar de alguem nas suas poesias....
Realmente vc tem muita sensibilidade (...)