sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Doutor Polenta – Diagnóstico nº3

O pescador de ilusões.

Mais um plantão. E lá vai o Doutor Polenta na piada da flora. “Estou de grande cactos hoje. É pessoal, hoje, estou de plantão”. Desta vez foi uma dupla de dois. Junto ao atendimento estava a Doutora Leleki Pankeka. Divertidíssima com o seu instrumento de radiografar cabeças que ajudou a identificar instantaneamente se o paciente tem problema de miolo mole, cabeça de vento, cabeça dura, nada na cabeça ou está pensando em alguma bobagem.

Dentre todos os momentos marcantes, vale destacar a portuguesa Dona Maria que se prontificou a cantar os fados e as músicas de sua terra. O maestro Doutor Polenta passou a regê-la, inclusive quando cantou o hino de Portugal. Ao final, Dona Maria esqueceu a letra e aflita, com os olhos, mimicou para que Dr. Polenta a ajudasse e completasse a música. Sem titubear, o Doutor prepara o gogó e com entonação de tenor em abertura de olimpíadas canta “Au, au, au... Vamos pra Portugal, pra comer... Bacalhaaaaau”. O riso foi imediato. A alegria que radiou ali, persisti aqui. E ficará na memória para sempre.

No último atendimento do dia, um quarto com dois leitos, já dois pacientes amigos. Pescadores por hobby, combinavam de pescarem. E lá vai Dr. Polenta, pedir algumas histórias de pescador. Um deles disse que o maior que já pegou foi um cação de 180 kg. Doutor Polenta, exímio pescador, contou de sua última pescaria “Sabe que pesquei um lampião... mas o engraçado é que estava aceso”. “Aceso”? seu João caiu na gargalhada. “Isso é história de pescador”. Dr. Polenta sorriu e disse “tudo bem, tudo bem. Diminua o peso de seu peixe que eu pelo menos apago o meu lampião”. Gargalhadas. E lá se vai a dupla de dois doutores palhaços.

Receita: como diz aquela música que tanto tocou no rádio “Valeu à pena, eh, eh! Valeu à pena, eh, eh. Sou pescador de ilusões, pescador de ilusões”. Sempre é bom olhar pra trás e ver que nada foi em vão. Mas temos que olhar pra frente. Como o combinar de ir pescar. De ir fazer o que gosta. De superar uma dificuldade. De aproveitar o momento agora, mesmo a cantar as canções do passado. Mesmo se esquecer ou não souber a letra. É viver cheio de fé, seja lá qual fé for. Olhar pra frente e engrandecer a alma, que em Pessoa, nunca é pequena. Enfim, tudo vale à pena.

-(Doutor Polenta)

BREVE - FOTINHO DESTE DIA

Nenhum comentário: